Se o faturamento está caindo, não se desespere, pois há solução! Pode parecer que está tudo dando errado e que ninguém te ajuda. Porém, precisamos nos acalmar para analisar a situação de cabeça fria, identificando a causa do problema para agirmos de forma que traga o máximo de resultados possíveis.
Quer entender mais? Continue lendo!
Dê um passo para trás e analise a origem do problema
O primeiro passo quando você vê que seu faturamento está caindo é respirar fundo, evitar o desespero e dar um passo para trás para que seja possível identificar o problema.
Nem sempre o problema de vendas baixas de uma empresa é igual ao da outra. Às vezes o problema está no marketing, no atendimento, no serviço ou promoções demais. Enfim, precisamos saber exatamente onde está o problema para agirmos corretamente.
Cuide de seus clientes para aumentar a retenção
Para evitar o sangramento na sua empresa, garanta que seus clientes recebam a atenção que merecem. Assim, evitamos que os clientes existentes deixem de ir na sua assistência. Isso pode ser feito de várias formas:
- Crie um clube de benefícios;
- Estude a concorrência para entender o que está fazendo os clientes mudarem;
- Avalie o mercado: há algum motivo econômico para uma queda no faturamento?
- Análise os dados da sua empresa e busque identificar tendências no comportamento dos clientes.
Invista no seu time
Quando o faturamento está caindo é normal e até necessário fazer alguns ajustes no orçamento. Contudo, tome cuidado para não desmotivar sua equipe.
Eu sempre digo: sem sua equipe, a empresa não existe. Sozinho não conseguimos nada! Se o faturamento está caindo, precisamos de pessoas treinadas e motivadas para fazê-lo subir.
Converse com seu contador
Quando o faturamento está caindo, é importante ter uma conversa com seu contador para analisar suas finanças e ajudar a identificar as causas e potenciais soluções.
Trabalhe bem o seu marketing, especialmente o digital
Quem não é visto, não é lembrado.
Se o faturamento está caindo, não dá para reduzirmos no marketing, pois precisamos dele para atrair clientes e fazer as receitas subirem. Lógico, você precisa reavaliar quais campanhas estão realmente trazendo dinheiro e eliminar aquelas que não estão fazendo sentido.
Cuidado com as ofertas
É comum para muitos empresários fazerem várias ofertas quando o faturamento está caindo. Contudo, é preciso tomar cuidado para não criar promoções demais ou que geram prejuízo.
Também evite tornar todos os seus canais de comunicação em locais de venda. Isto é, não entrar em desespero e começar a inundar suas redes sociais com publicações de promoção, isso apenas afastará seu público. Via de regra, devemos seguir uma média de 80% de conteúdo informativo para 20% de vendas.
Seu faturamento está caindo? Você precisa de conhecimento! Conheça a Revolução 360º
Por fim, se o faturamento está caindo, você precisa investir em conhecimento para ter as ferramentas necessárias para reverter a situação!
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