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Qual a diferença de assistência técnica para autorizada?

Ouvimos muito falar em assistência técnica especializada e autorizada, mas você sabe, como empreendedor, qual a diferença entre elas? Afinal, qual tipo de negócio você deveria abrir?

Se quer descobrir as respostas para essas perguntas, não pode deixar de ler até o final! Vamos te ajudar a entender a diferença entre os dois modelos de negócios, quais suas vantagens e desvantagens, além de saber qual é o mais indicado para você. Vamos lá!

O que é assistência técnica especializada

Uma assistência técnica especializada é o estabelecimento que presta serviços de reparos e manutenção mediante pagamento pelo consumidor final, sem vínculo com qualquer marca.

Nesse caso, a assistência pode atuar da forma que achar melhor, desde que prestando um serviço de qualidade e respeitando as leis.

Outro ponto importante é que a especializada pode atuar com peças paralelas ou recondicionadas, oferecendo um serviço mais rápido e barato para o cliente.

O que é uma assistência técnica autorizada

As assistências autorizadas são as empresas com vínculo com as fabricantes, recebendo suporte técnico e acesso às peças originais.

Além disso, elas podem atender os clientes que estejam com produto dentro da garantia, de modo que sua remuneração é acordada com o fabricante e não com o consumidor final.

Porém, para conseguir ser uma autorizada, é preciso passar pelo credenciamento de cada marca, o que exige maior investimento em tempo, infraestrutura e capacitação técnica.

Qual a diferença de assistência técnica especializada para autorizada? 

Agora que você já sabe o que é uma assistência técnica especializada e autorizada, qual é, afinal, as diferenças entre as duas? Confira abaixo os principais aspectos:

Tipos de serviços

As assistências técnicas especializadas podem atender qualquer tipo de serviço, até mesmo dentro da garantia. Porém, o cliente deverá pagar por todo serviço, em vez de receber o serviço gratuitamente caso fosse coberto pela garantia do produto.

Enquanto isso, as assistências autorizadas podem oferecer a manutenção para os produtos dentro da garantia com respaldo da fabricante. Entretanto, elas não são limitadas, podendo também oferecer manutenção para produtos fora da garantia.

Forma de remuneração

A remuneração de uma assistência técnica especializada vem exclusivamente de suas vendas para os consumidores finais.

As autorizadas, por outro lado, também podem prestar manutenção para produtos fora da garantia mediante pagamento pelo cliente, mas os serviços dentro da garantia são pagos pela fabricante, conforme for acordado entre as partes.

Apoio das marcas

Um grande diferencial para os empreendedores de assistência autorizada é o suporte que a fabricante oferece.

Não somente quanto à capacitação técnica e acesso às ferramentas e peças, mas também no marketing.

Praticamente todas as marcas possuem um portal com as informações dos prestadores de serviços credenciados para que os consumidores possam consultar. Isso é uma forma fácil e rápida de conquistar mais clientes.

Processo de abertura

Outra grande diferença está no processo para abrir sua assistência. No caso da assistência técnica especializada, você apenas precisa dos equipamentos, conhecimento e do CNPJ.

Já na autorizada, é preciso cumprir com os requisitos de cada marca que deseja atender. Em geral, as assistências autorizadas precisam:

  • Ter todos seus documentos em dia;
  • Ter pelo menos dois anos de atuação com CNPJ ativo;
  • Possuir toda a infraestrutura necessária para prestar os serviços, conforme requisitos da marca;
  • Receber certificação e homologação junto à empresa fabricante.

Portanto, abrir uma assistência técnica especializada é muito mais rápido. Sendo que a autorizada pode exigir um investimento em tempo, dinheiro e especialização.

Devo investir em uma assistência técnica especializada ou autorizada?

A autorizada possui uma série de regras que precisa seguir, isso porque antes de qualquer procedimento, é preciso verificar se o dano está dentro da cobertura da garantia ou não.

Enquanto isso, um empreendedor de assistência técnica especializada possui muito mais flexibilidade para negociar com cada cliente, uma vez que não precisa seguir nenhuma cartilha de fabricante — claro, deve seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC), assim como qualquer estabelecimento.

Por outro lado, a autorizada aproveita de maior credibilidade, suporte do fabricante, peças originais, capacitação técnica e a fabricante ajuda na conquista de clientes.

No fim, a escolha entre um ou outro vai depender do seu perfil, isto é, qual a sua afinidade com o estilo de prestação de serviço, como prefere ser pago (pelo fabricante ou cliente) e se está disposto a cumprir com os requisitos para ser autorizado.

Afinal, vale a pena abrir uma assistência? 

Seja especializada ou autorizada, vale muito a pena abrir uma assistência técnica no Brasil.

Segundo GetNinjas, o mercado de manutenção cresceu mais de 172% no começo da pandemia. Quando pensamos no fator home office que ainda perdura, o estudo do GetNinjas mostrou um forte crescimento em categorias como:

  • Videogame (200%);
  • Notebook (140%);
  • Computador desktop (109%);
  • Celular (107%);

Vale destacar que vivemos momento em que a população está mais endividada e os juros estão aumentando. Assim, o cenário é mais propício para a procura da manutenção em vez de compra por um aparelho novo.

Enfim, há um mar de oportunidades para ser aproveitado no mercado de assistência técnica especializada e autorizada. E você, está pronto ou pronta para navegar neste oceano azul que se apresenta para as assistências?

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