Abrir uma assistência técnica é o seu sonho? Então, você está no artigo certo.
Aqui vou te mostrar toda a lista dos custos envolvidos para você abrir uma assistência técnica de sucesso, além de dicas importantes para começar com o pé direito.
Continue lendo até o final e confira essas dicas que preparei para você!
Abrir uma assistência técnica especializada ou autorizada?
Antes de mais nada, já decidiu o modelo da sua assistência técnica? Ser uma especializada ou autorizada costuma ser uma dúvida muito comum.
Abrir uma assistência técnica especializada tende a ser mais simples e rápido do que uma autorizada.
Isso porque a especializada não possui vínculo com nenhuma fabricante, prestando seus serviços diretamente ao consumidor e cobrando por isso.
Já a autorizada é credenciada junto às fabricantes. Assim, elas podem atender produtos dentro da garantia.
Vale destacar que as assistências autorizadas têm algumas vantagens:
- Acesso a manuais, esquemas técnicos e treinamentos diretamente dos fabricantes;
- Faz parte do diretório de assistências da fabricante, de modo que a marca direcione os clientes para sua loja;
- Pode adquirir materiais originais e com condições diferenciadas.
Porém, para abrir uma assistência técnica autorizada o processo é mais demorado. Afinal, você precisará cumprir com os requisitos das fabricantes, que variam de marca para marca.
Quanto custa para abrir uma assistência técnica
Para abrir uma assistência técnica é preciso estar atento aos diversos custos que estão envolvidos. Não basta só pensar na sua loja e ferramentas, pois é preciso considerar despesas com:
- Abertura do CNPJ;
- Estrutura;
- Marketing;
- Capacitação.
Custos de abrir uma empresa
Para abrir seu CNPJ e ser um negócio formalizado há uma série de custos. No começo, você pode iniciar abrindo um CNPJ de microempreendedor individual.
Nesse caso, você pagará cerca de R$ 60,00 por mês e pode fazer todo o processo de abertura direto no Portal do Empreendedor.
Porém, saiba que o MEI possui algumas limitações, sendo as principais:
- Não pode faturar mais do que R$ 81 mil por ano;
- Ter no máximo 1 funcionário;
- Não pode ter sócio ou ser sócio de outra empresa.
Vale destacar que é muito importante consultar sua prefeitura para entender melhor sobre o processo de formalização. Algumas cidades podem ter regras diferentes, especialmente para emitir o alvará de funcionamento.
Caso você não possa abrir um CNPJ MEI, é importante contar com ajuda de um contador. Atualmente, é possível encontrar contabilidades onlines, que fazem o processo por você com grande custo-benefício.
Se esse for seu caso, saiba que haverá custos de:
- Taxas de emissão de alvarás de funcionamento;
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Honorários do contador e a mensalidade da contabilidade.
Investimento na estrutura
É possível começar de casa mesmo. Mas ter um espaço dedicado é a melhor opção, tanto para você trabalhar com mais segurança e conforto quanto para passar mais segurança para o cliente.
Nesse sentido, começar em casa é a opção mais barata e rápida. Já para ter um ponto comercial, você precisa considerar os seguintes custos:
- Valor do aluguel;
- Reforma do ponto;
- Decoração e mobília;
- Seguro.
Também dentro da estrutura ao abrir uma assistência técnica está o investimento nas ferramentas. Afinal, como trabalhar sem as ferramentas e máquinas necessárias.
O conjunto de ferramentas depende dos serviços que você quer prestar e das marcas dos aparelhos. Assim, pesquise quais materiais você precisa para cada serviço e monte uma lista.
Porém, aqui você não precisa começar com tudo novo e da melhor marca. Comece pequeno e vá melhorando aos poucos, conforme a demanda aumenta.
O marketing é o oxigênio do negócio, não o deixe de lado ao abrir uma assistência técnica
Não posso deixar de te avisar de que é super importante reservar um valor para investir em marketing.
A publicidade e propaganda é o oxigênio do negócio. Sem ele, você sufoca seu crescimento e faz ser muito difícil conquistar clientes, especialmente no começo.
Para isso, não deixe de investir nas suas redes sociais. Se possível, comece anunciando no Facebook e Instagram. E assim que tiver condições, contrate uma agência de marketing para impulsionar seu negócio, pois sem marketing sua empresa não cresce.
Não esqueça da capacitação ao abrir uma assistência técnica
Por fim, a capacitação profissional deve ser um dos seus principais investimentos ao abrir uma assistência técnica. Afinal, sem o conhecimento necessário, não é possível prestar um serviço de qualidade e eficiente.
Portanto, dedique boa parte do seu tempo e dinheiro se aperfeiçoando, pois esse investimento é um dos mais importantes para o seu futuro e sucesso.
Você pode aprender tanto online quanto em escolas profissionalizantes da sua região. Atualmente, há diversos cursos para você escolher, com investimentos bastante variados para atender suas necessidades.
Enfim, não deixe de investir em estudos sobre gestão e empreendedorismo. Não basta apenas ser um bom técnico, é preciso ter visão de empreendedor e trabalhar com inteligência para crescer.